ARLA 32

O que é ARLA 32?

O ARLA 32 é uma solução a 32,5% de ureia de alta pureza, diferente da ureia fertilizante e industrial, em água desmineralizada, transparente, não tóxica e de manuseio seguro, não explosivo, nem inflamável, produzida sinteticamente para ser utilizada como fonte de nitrogênio no sistema de Redução Catalítica Seletiva (SCR) em veículos movidos a diesel pesados (acima de 3,5 toneladas), fabricados a partir de janeiro de 2012, com o objetivo de atender aos níveis de emissão de poluentes estabelecidos no Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos. Automotores (PROCONVE), do CONAMA. 

Como funciona o ARLA 32 nos veículos?

O ARLA 32 é injetado no escapamento por um sistema de dosagem, após a combustão do diesel, e é utilizado como fonte de nitrogênio para redução catalítica no sistema SCR, uma tecnologia de pós tratamento de gases, que visa reduzir a emissão de óxidos de nitrogênio (NOx) ao ambiente.

Como utilizar o ARLA 32?

O ARLA 32 não pode ser misturado ao diesel. Todos os novos caminhões e ônibus produzidos a partir de janeiro/2012 vêm com um tanque separado e exclusivo para o ARLA 32, com tampa azul e devidamente identificado.

Qual o consumo de ARLA 32?

O consumo de ARLA 32 é aproximadamente 5% do volume de diesel. Não há necessidade de abastecer o tanque de ARLA 32 toda vez que abastecer o tanque de diesel. Em média utiliza-se 1 tanque de ARLA 32 para cada 3 ou 4 tanques de diesel. Este é um valor de referência, podendo variar em função do modelo, potência e aplicação do veículo. Para garantir que nunca falte ARLA 32 no veículo, no painel será indicado a necessidade de reabastecimento de ARLA 32.

O que acontecerá se o veículo ficar sem ARLA 32?

Os veículos novos que utilizam a tecnologia SCR possuem no painel luz indicativa de falta de ARLA 32, alertando o motorista sobre a necessidade de reabastecimento. Assim sendo, se o veículo for operado de modo que possa ocorrer falta absoluta de ARLA32, a potência do veículo será reduzida o suficiente para estimular o operador a reabastecer o tanque de ARLA 32.

O ARLA 32 é um produto perigoso?

O ARLA 32 não é perigoso para humanos ou animais, não é tóxico, não é explosivo, nem inflamável. Em caso de contato com a pele ou roupas basta lavar abundantemente com água corrente.

O que a legislação exige?

No Brasil, a legislação, chamada de PROCONVE, Fase P7 - Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores, criada pelo Conselho Nacional de Meio Ambiente - CONAMA estabelece que desde Janeiro de 2012 todos os veículos com tecnologia SCR devem compulsoriamente utilizar ARLA 32 para atingirem os níveis de emissões veiculares mais baixos, estipulados pelo programa. A redução de poluentes nesta fase pode chegar a 80%, com o uso da tecnologia SCR, número considerável em relação à proteção ao meio ambiente.

Qual a importância do ARLA 32 para o meio ambiente?

A reação química que ocorre pela injeção do ARLA 32 no sistema de escape do veículo transforma o óxido de nitrogênio (NOx) em nitrogênio e vapor de água, reduzindo assim os níveis de emissões de gases poluentes.

O que é a tecnologia SCR?

SCR é a sigla para Selective Catalytic Reduction (redução catalítica seletiva) - uma tecnologia inovadora de pós-tratamento de gases, que visa reduzir os níveis de emissões de gases aos limites estabelecidos pela novas legislações. O sistema SCR é a única tecnologia que, além de reduzir as emissões (e os gases no sistema de exaustão) dentro dos padrões das novas legislações, permite uma ótima operação do motor em termos de performance e consumo de combustível. Essa tecnologia requer a utilização de um reagente chamado ARLA 32 para seu funcionamento, que visa reduzir quimicamente os óxidos de nitrogênio (NOx).

Por que usar o ARLA 32?

Os sistemas SCR são sensíveis a potenciais impurezas químicas contidas na solução de uréia. Mesmo pequenas quantidades de impurezas podem prejudicar seriamente o desempenho do sistema SCR. O ARLA 32 é um produto que deve ser de elevada qualidade, de modo a garantir ao consumidor o perfeito funcionamento do veículo com tecnologia SCR.